Controles Internos & Compliance

NOSSO COMPROMISSO

Nós, da A.TONANNI, conduzimos negócios seguindo padrões éticos. Adotamos valores e princípios que ao longo do tempo evoluíram para o que chamamos hoje de Cultura Tonanni. Nossas ações de Compliance e Integridade são um desdobramento desses preceitos, que queremos difundir ainda mais.

Comprometidos com essas ações, divulgamos o Código de Ética e Conduta Profissional, estabelecemos políticas e procedimentos, avaliamos os riscos do negócio e promovemos um relacionamento ético com clientes e fornecedores. Estudamos a reputação e a situação administrativa e financeira dos nossos parceiros antes de assinar contratos. Entendemos que uma empresa é construída por suas pessoas, pelas relações entre elas e pela interação de todos com a sociedade. Estamos convencidos de que devemos conquistar mercados não apenas por conta de nossa competência, mas fundamentalmente por nossos valores éticos. E não é só isso, acreditamos que é nossa obrigação como cidadãos estarmos alinhados com princípios que fortaleçam a transparência e a ética, colaborando para uma sociedade cada vez mais justa.

Reforçamos diariamente esse compromisso, para que todos os envolvidos nas operações da A.TONANNI pelo mundo sigam juntos esses mesmos princípios.

Conselho de Administração da A.TONANNI

As ações de Integridade da A.TONANNI têm como base o Comprometimento e Apoio da Alta Direção, a Comunicação, e o Treinamento de nossos colaboradores. Práticas estruturadas culturalmente em forte atuação Preventiva, Monitoramento e Controle.

COMITÊ DE INTEGRIDADE

CONTROLES INTERNOS & COMPLIANCE

ATUAÇÃO PREVENTIVA

Mecanismos que visam o aprimoramento
da cultura de boas práticas.

Código de Ética e Conduta Profissional
Instrumento que guia a conduta ética nas relações da A.TONANNI com todas as partes interessadas, a fim de atingir padrões de condutas profissionais e comportamentos cada vez mais elevados.
Políticas, Normas
e Procedimentos
Conjunto de documentos que estabelecem diretrizes e regras para as diversas atividades e áreas de negócio da A.TONANNI, bem como o Relacionamento com Agentes Públicos.
Código de Ética e Conduta Fornecedores
É imperativo que nossos parceiros realizem negócios em consonância com os valores e princípios que a A.TONANNI respeita e pratica, tais como medidas anticorrupção e responsabilidade socioambiental. Este documento está integrado a nossa rotina diária de operações, sendo adesão obrigatória para fornecedores cadastrados e interessados.
Mapeamento e
Avaliação de Riscos
A gestão contínua dos riscos empresariais, orienta nossas ações de Integridade, sendo que a revisão constante deste processo, contribui para a melhoria contínua de nossas atividades.
Qualificação de Fornecedores
Critérios de avaliação, seleção, monitoramento e reavaliação de fornecedores e parceiros, com o objetivo de conhecer seus aspectos financeiros e operacionais, além de fatores como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Compliance. Essa atividade é fundamental para garantir a sustentabilidade de nossos negócios.
Gerenciamento de Requisitos Legais
Abordagem sistemática de planejamento, desenvolvimento, monitoramento e controle afim de avaliar e aprimorar a existência e o cumprimento de requisitos legais em obediência a leis, normas e regulamentos. Um contexto de cultura organizacional para melhoria de processos de negócio, de modo a mitigar riscos a Integridade da empresa.
Acordos &
Contratos
Todos os contratos firmados, traçam diretrizes com base nas melhores práticas do mercado no que tange a prevenção à fraude e corrupção, através de cláusulas contratuais específicas sobre nosso 'Programa de Integridade'.
MONITORAMENTO E CONTROLE

Mecanismos que possibilitam detectar
eventuais falhas na Conformidade.

Canal de
Denúncias
Voltado ao recebimento de denúncias referentes a fatos que estejam em desacordo ao exposto em nosso 'Programa de Integridade' ou violações de leis, políticas e normas que representem danos ao bem comum, este canal é operado por empresa independente, podendo ser acessado por qualquer pessoa através de nosso website ou por telefone 0800,
Normas e Padrões
Disciplinares
Conceitua os padrões disciplinares que devem ser adotados por nossos colaboradores, instituindo critérios para eventuais intervenções gerenciais como a aplicação de medidas disciplinares em casos comprovados de violação ao 'Programa de Integridade' e/ou a Políticas Internas, bem como, esclarece os reflexos ao colaborador envolvido.
Tratamento
de Manifestações
A forte atuação na apuração, investigação e resolução das manifestações recebidas pelo 'Canal de Denúncias', garantem credibilidade a nosso 'Programa de Integridade'. O processo envolve todas as áreas corporativas da empresa e o 'Comitê de Integridade', procurando garantir um ambiente saudável de negócios éticos e transparentes.
Gerenciamento Contínuo
Mecanismo de gestão sobre as atividades da empresa, estabelecendo pontos de controle para supervisão contínua com foco no combate à fraude e corrupção. São avaliações e testes periódicos em nossos processos, com o objetivo de identificar possíveis desvios de conduta e/ou atos ilícitos.
Auditorias
Interna e Externa
Mecanismos sistemáticos de prevenção, detecção e recomendação de ações de melhorias quando cabível, referente as atividades desenvolvidas na empresa, com o objetivo de averiguar a conformidade com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.
Agentes de
Compliance
Colaboradores de diversas áreas da empresa, são capacitados para integrarem o projeto 'OLHO VIVO TONANNI', que visa o auxílio contínuo à empresa no cumprimento das diretrizes do 'Programa de Integridade', identificando riscos e propondo melhorias pontuais em nossos controles.
COMPROMETIMENTO E APOIO DA ALTA DIREÇÃO
Condição indispensável e permanente para o fomento à 'Cultura de Integridade e Ética', o engajamento total da 'Alta Direção' no que diz respeito ao apoio à implementação, desenvolvimento e divulgação das ações de 'Controles Internos & Compliance', sustentam o 'Programa de Integridade',
COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
Com o objetivo de disseminar e sistematizar as ações de Integridade, desenvolvemos nosso 'Plano de Comunicação', que rege a divulgação periódica de workshops, treinamentos presenciais/eletrônicos, campanhas de sensibilização e dos avanços relativos ao nosso 'Programa de Integridade'.

PROGRAMA DE INTEGRIDADE

Integridade é a característica ou estado daquilo que está ileso, inato, que não foi atingido ou agredido e que se apresenta em sua inteireza.

O Programa de Integridade A.TONANNI é o conjunto de diretrizes e ações que tem o propósito de manter íntegro, através dos diversos níveis funcionais e em todos os processos da organização, os negócios a que nos propomos a prestar para nossos clientes e na nossa relação com os colaboradores e a sociedade em geral.

Além de ser um elemento de governança, o Programa de Integridade está alinhado com a missão, visão e valores da empresa e contribui positivamente para a disseminação e promoção de boas práticas de gestão empresarial, que resultam na manutenção de um ambiente corporativo íntegro, ético e transparente.

 

RELATÓRIO DE COMPLIANCE

O Relatório apresenta as principais ações desenvolvidas pela A.TONANNI relacionadas à Compliance e Integridade.

Essas ações foram baseadas na análise de perfil da companhia, considerando os setores de mercado em que atua, a estrutura organizacional, os riscos inerentes ao seu negócio e a integração com a sociedade.

É por meio da sua atuação que a A.TONANNI estabelece uma conduta ética no seu dia a dia, fortalecendo a governança, a integridade, a competência, a eficiência e a competitividade, de modo a preservar sua sustentabilidade e perenidade.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA PROFISSIONAL

A A.TONANNI tem princípios sólidos que são a base da Cultura A.TONANNI. Promover a ética é desdobramento fundamental desses princípios e foi o que nos trouxe até aqui em mais de 47 anos de atuação.

Com base nisso, o Código de Ética e Conduta A.TONANNI foi criado para que todos os funcionários e parceiros sigam juntos e em harmonia. Os dispositivos constantes nele, portanto, demonstram que esperamos conquistar clientes não apenas por conta de nossa competência técnica, mas fundamentalmente por nossos valores éticos.

Navegue pelo documento para conhecer melhor as práticas e ideais que nos movem.

POLÍTICA DE RELACIONAMENTO COM O PODER PÚBLICO

A A.TONANNI está comprometida com a conformidade da sua atuação e com a prevenção, o monitoramento e a apuração de qualquer desvio às suas diretrizes, com o objetivo de criar um ambiente de negócios mais justo e eficiente nos mercados em que atua.

Para isso conta também com a Política de Relacionamento com o Poder Público, que tem o propósito de suplementar o Código de Ética e Conduta A.TONANNI e estabelecer diretrizes que devem guiar a conduta ética dos colaboradores e parceiros no relacionamento com o poder público e com agentes públicos, brasileiros ou estrangeiros.

CANAL DE DENÚNCIAS

Qualquer pessoa pode se comunicar com a A.TONANNI para fazer reclamações e denúncias que violem o Programa de Integridade. O serviço está disponível no site institucional da A.TONANNI ou por meio do telefone 0800 878 3278.

O Canal é operado por uma empresa terceirizada, especializada e independente. O contato pode ser anônimo se preferir, assegurando que não haverá qualquer tipo de retaliação. As ligações são gratuitas. Caso queira se manifestar com sugestões, ajudando a melhorar nossas práticas, produtos e serviços; fazer elogios a nossa empresa ou solicitar informações, utilize o portal Fale Conosco.